Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
01 de JUNHO de 2021

Quem tomou duas doses da vacina pode pegar covid, mas chances de sintomas graves são raras

Especialista explica que vacinas utilizadas não são 100% eficázes
Passado duas semanas após 2ª dose, chance de contrair doença cai drasticamente - Leonardo de França / Midiamax

Mesmo após receber as duas doses das vacinas contra a covid e esperar 15 dias até estar imunizado é possível contrair a doença. Isso acontece porque os imunizantes ainda não possuem eficácia de 100% contra o coronavírus. Entretanto, esses eventos são raros e a pessoa imunizada dificilmente irá apresentar sintomas mais graves, garantem especialistas.

O infectologista e presidente da Departamento Científico de Imunizações da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Renato Kfouri, explica que a infecção pode acontecer nesses casos. "As vacinas que estamos utilizando não são 100% eficázes. Vamos ver, na prática, infelizmente, casos em vacinados", disse.

Entretanto, o especialista tranquiliza, afirmando que esse tipo de situação é difícil de acontecer. "Raramente quem recebeu duas doses e passado duas semanas terão formas graves da doença, a vacina vai atenuar a doença", explica.

Em Campo Grande já existem relatos de pessoas que testaram positivo para covid mesmo após passar as duas semanas depois da 2ª dose, entretanto, sem sintomas. Nos Estados Unidos, por exemplo, há casos de pessoas vacinadas e que foram infectadas posteriormente, mas não tiveram sintomas, e casos de pessoas vacinadas que tiveram quadros leves da covid.

Isso reforça os dados dos ensaios clínicos: as vacinas protegem contra quadros graves. Além disso, quem esta vacinado protege os outros, uma vez que a chance de infectar mais pessoas é menor.

Outro fator que pode explicar um teste positivo mesmo após receber a proteção é a contaminação antes de ter tomado a vacina e não sabia ainda.

Pessoas que já tiveram Covid-19 devem ser vacinadas?

Sim, a vacina é recomendada para todas as pessoas dos grupos autorizados até o momento. Existe estudo com pessoas que tiveram infecção anteriormente que demonstrou aumento nos níveis de anticorpos neutralizantes após uma única dose da vacina nessas pessoas. A vacinação, portanto, pode atuar como um impulsionador da imunidade produzida por uma infecção natural.

Mas, atenção! O Ministério da Saúde recomenda adiar a vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção por SARS-CoV-2 até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.  



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  19/04/2024
Perseguição termina com douradense preso com mais de 600 quilos de drogas
GERAL  19/04/2024
Corrida organizada pelo DOF já está com mais da metade das vagas preenchidas
POLíCIA  19/04/2024
Naviraí – Adolescente de 17 anos com mais de 60 passagens policial é apreendido pela PM vendendo drogas
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909