Integrante do Clã Díaz, grupo que comanda o tráfico de drogas e crimes de pistolagem e sequestros entre Brasil e Paraguai, foi preso na tarde de ontem, quinta-feira (1º). Óscar Daniel Ávalos Díaz, de 19 anos, foi detido em Yby Pytã, distrito paraguaio próximo a Paranhos e Sete Quedas no MS.
A prisão ocorreu após operação conjunta entre o Batalhão de Inteligência Militar e o Departamento de Antissequestros da Polícia Nacional do Paraguai.
Conforme o jornal Última Hora, Óscar foi capturado após ser identificado em uma foto divulgada nas redes sociais, na qual aparecia posando com armas de grosso calibre. O suspeito estava sozinho e não ofereceu resistência. Ele tinha mandado de prisão expedido por associação criminosa e outros crimes relacionados ao tráfico de drogas, extorsão e assassinatos por encomenda, atividades frequentemente associadas ao Clã Díaz.
O grupo, que tem forte presença na região de fronteira, é acusado de cultivar e traficar maconha, além de praticar extorsões contra comerciantes e produtores rurais. O Clã tem vínculos com facções criminosas brasileiras e é responsável por diversos crimes violentos.
Desde o início do ano, ao menos 11 membros da organização foram presos, mas outros ainda permanecem foragidos, incluindo Diego Díaz Méndez, irmão de Cristino Díaz, ex-líder do grupo, morto em 2024.
Óscar Ávalos será encaminhado à unidade do Ministério Público de Curuguaty, com escolta do Comando de Operações de Defesa Interna da Polícia Nacional do Paraguai. As autoridades seguem monitorando as atividades do grupo, que continua sendo considerado altamente perigoso devido ao armamento pesado e à estrutura criminosa.