Atuais campeões mundiais, Isaquias Queiroz e Erlon Silva começaram bem a busca pela terceira medalha do Brasil na canoagem nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, a dupla brasileira ficou em primeiro na bateria eliminatória e avançou direto para a final da categoria C2 – 1000 m na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Isaquias e Erlon impuseram um forte ritmo desde o início e dominaram a série, liderando de ponta a ponta. Eles completaram a prova em 3min33s269, mais de dois segundos à frente dos ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk, que fizeram 3min35s284.
Nesta primeira fase, apenas os vencedores avançam de forma direta para a decisão. As demais duplas terão que disputar as semifinais ainda na manhã desta sexta-feira para definirem as outras seis vagas da final que será realizada às 8h22 (MS) de sábado.
Será a oportunidade para Isaquias Queiroz se tornar o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas em uma mesma Olimpíada. Na última quinta-feira, o canoísta já entrou para a seleta lista de esportistas do país com duas láureas em uma mesma edição ao ficar com o bronze na categoria C1 – 200m. Dois dias antes, ele ganhou a prata na C1-1000 m.