Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
28 de JULHO de 2022

Governo autoriza Força Nacional em municípios de conflito entre indígenas e PM

Foto:Divulgação

O Ministério da Justiça autorizou o envio de equipes da Força Nacional aos municípios de Amambai, Naviraí e Caarapó, no sul do Estado, conforme determinação publicado hoje (28), no Diário da União. Em julho, fazendas da região foram ocupadas por indígenas e a área de conflito que terminou com a morte de um guarani-caiuá. 

A portaria com a deliberação foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres. A medida é válida até 31 de dezembro, podendo ser prorrogada se considerada necessário.

Segundo a publicação, a portaria autoriza o emprego da Força Nacional em apoio às ações da Polícia Federal nos três municípios, nas “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. 

O emprego da Força Nacional, conforme portaria, deverá ser feito em caráter “episódio e planejado”. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

A portaria não justifica o motivo da autorização do emprego da Força Nacional, mas, recentemente, os municípios de Amambai e Naviraí ficaram em evidência por conta da ocupação de áreas reivindicadas pelos indígenas.

Em uma das ações, ocorridas no dia 24 de junho, os indígenas guarani-caiuá ocuparam área da Fazenda Borda da Mata, em Amambai. Segundo a comunidade, a área, originalmente, faz parte da Terra Indígena Amambai, sendo apropriada indevidamente ao longo dos anos.

Na ocasião, a PM (Polícia Militar) foi acionada e foi pedido reforço do BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque) que, segundo governo estadual, foi averiguar denúncia de furtos e ameaças. Houve confronto e um indígena, Vito Fernandes, 42 anos, morreu e outros sete ficaram feridos. O corpo dele foi enterrado no local do embate, após acordo firmado na Justiça com os proprietários da fazenda.

Na noite de 23 de junho, em Naviraí, grupo de 20 indígenas ocuparam Fazenda Tejui, na área rural do município. A polícia foi chamada e os indígenas recuaram. Segundo informações da PM, eles lançaram flechas contra as equipes. 



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  23/04/2024
Naviraí-Polícia Militar prende homem que esfaqueou uma mulher e matou outra durante uso de drogas
GERAL  23/04/2024
Antes da próxima frente fria, MS tem calor acima da média e tempo seco até o final de abril
POLíCIA  23/04/2024
Carreta furtada no Paraná é recuperada em abordagem na BR-376 em Ivimhema
GERAL  23/04/2024
Mesmo sem obrigação, número de eleitores adolescentes cresce 21% após 12 anos
POLíCIA  23/04/2024
Detento que cavou buraco em canil para fugir da Penitenciária de Dourados é preso em Goiás
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909