Untitled Document
SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2022
24 de MAIO de 2022

Naviraí-Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue

(Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

A Gerência de Saúde de Naviraí, por meio do Núcleo de Controle de Vetores alerta a toda a população para o aumento de casos de Dengue no município. Atualmente, o município registra 205 casos notificados para Dengue. Destes, 48 casos já foram confirmados, 44 casos foram descartados e 113 estão aguardando resultados.

Por orientação do Ministério da Saúde os trabalhos de bloqueios químicos [aplicação de inseticida] são realizados somente onde há casos suspeitos para Dengue, Febre Zika e Chikungunya. Neste ano de 2022 a equipe de Controle de Vetores do Município realizou 102 bloqueios químicos com aplicação de inseticida, abrangendo 673 quarteirões e um total de 17.739 imóveis, o que representa 62,58% dos imóveis do município.

Núcleo de Controle de Vetores destaca que no início do mês de maio foi realizado um levantamento de incide rápido [LIRAa] apresentando indicadores alarmantes para uma epidemia de dengue no município de Naviraí, onde constatou-se as localidades com maior índice de infestação, possibilitando assim, o planejamento das estratégias de controle mecânico, planejamento de mutirões de limpeza e trabalho de Educação em saúde com a população, dentre outras atividades.

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico o que pode ser fatal. Caso sinta alguns desses sintomas, a orientação é que o paciente procure atendimento médico, pois diante da notificação são executadas todas as atividades de combate ao mosquito.

A única forma de evitar a doença é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Essa é uma tarefa de todos!

Trabalho de bloqueio químico [aplicação de inseticida] sendo realizado pelo Núcleo de Controle de Vetores (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  24/06/2022
Naviraí-Através do Programa Melhor em Casa, Gerência de Saúde leva atendimento domiciliar a pacientes debilitados
POLíCIA  24/06/2022
Três crianças são atropeladas por motorista de aplicativo em Campo Grande
SAúDE  24/06/2022
Falta de medicamentos no mercado já preocupa a Santa Casa de Campo Grande
POLíCIA  24/06/2022
Homem reage e mata pistoleiro em troca de tiros em bar
POLíCIA  24/06/2022
Helicóptero 'esquilo', do DOF, passa por autorizações para ficar apto a voar
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909