Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
23 de MAIO de 2022

“É por negão igual a você que o Brasil não vai para frente”: motorista é preso por injúria contra policial em MS

(Foto: Ilustrativa - Henrique Arakaki)

Motorista de uma Dodge Ram foi preso na madrugada desta segunda-feira (23) após xingamentos racistas contra um policial negro, ao ser abordado na cidade de Três Lagoas. Ele teria dito para o militar "é por negão igual a você que o Brasil não vai para frente (sic)” e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o motorista foi abordado por fazer manobras perigosas ao avistar uma viatura no centro da cidade. Ele teria sido abordado pela equipe da qual o policial faz parte e comunicado de que seria encaminhado até a delegacia.

Nesse momento, segundo relato dos policiais, o motorista teria proferido palavras racistas e dito “você não estudou nada, seu policinha, fez só ensino médio. Meu pai tem dinheiro, pode colocar o que você quiser aí que eu pago. Eu vou te pegar na minha quebrada, negão, e vou te matar, cortar seu pescoço (sic)”.

A ação teria sido registrada em vídeo e a equipe se comprometeu a entregar as imagens na delegacia posteriormente. O caso foi registrado como ameaça, desacato e injúria racial.

Injúria racial X racismo

Segundo a Constituição Federal, a injúria racial, prevista no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal, é definida como “ofender a dignidade utilizando elementos de raça, cor, etnia ou origem”. A pena é de reclusão de um a três anos e multa.

Já o crime de racismo está previsto na lei nº 7.716/1989 e é definido como “a conduta discriminatória dirigida a um determinado grupo ou coletividade”, também por condições de cor e raça. A lei prevê diversas situações de crime de racismo, como por exemplo, impedir o acesso a estabelecimento comercial, e é inafiançável e imprescritível. A pena é reclusão de três a cinco anos.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909