Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
17 de MAIO de 2022

Naviraí participa do Global Big Day evento mundial de observação de aves

Este foi o segundo ano que Naviraí participou do Global Big Day (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Meio Ambiente, participou do Global Big Day, o dia em que observadores de aves de todo o mundo se empenham em fotografar o maior número de aves em 24 horas. Em Naviraí, a atividade foi realizada no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí e apesar da chuva, que perdurou praticamente o dia todo, foram fotografadas 40 espécies e 225 pássaros. No ano passado, primeiro ano de participação, foram identificadas 21 espécies.

O evento contou com participação de professores e alunos dos cursos de Agronomia e Técnico em Agricultura do IFMS, um casal com experiência de trabalho na Amazônia e Pantanal, além de outros participantes e mobilizadoras do Big Day MS.

Um dos participantes foi Jefte Faustino Peixoto, que cursa o 1º ano do Curso Técnico em Agricultura do IFMS e possui um canal no Youtube, o “Planeta Birds”, onde divulga vídeos de aves da nossa região. Outro participante foi Michel Benedito, que tem uma chácara limítrofe ao Parque Cumandaí e faz observação de aves e publicações no Wiki Aves desde 2013. Os irmãos André e Edina Almarone estiveram presentes. André faz vídeos de Naviraí e divulga a fauna e flora local. Professores do IFMS, Érika Fernades e Renner Córdova levaram suas lentes para o evento.

Este foi o segundo ano que Naviraí participou do Global Big Day (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

O casal formado pelo guia de turismo Antônio Neto e a turismóloga Fernanda Saviera, que cheguaram a pouco tempo em Naviraí, tem experiência de trabalho na Amazônia e no Pantanal. Eles relataram que “este movimento é muito importante para estimular o contato das pessoas com a natureza e com a observação de aves”.

Uma das 40 espécies fotografadas no Global Big Day em Naviraí (Foto: Katia V. Chrestani)

Mobilizadora do Big Day MS, Maristela Benites, que é a ornitóloga, educadora ambiental e guia de turismo, explica que “que as informações geradas pelos observadores, cidadãos e cientistas durante o Big Day servem para a ciência aperfeiçoar o conhecimento sobre as aves, bem como para promover a educação ambiental e o ecoturismo”.

O gerente de Meio Ambiente, Luiz Alberto Ávila da Silva Júnior, destacou a importância de Naviraí participar do Big Day, que para ele “é uma oportunidade de identificar novas espécies em nossas áreas protegidas, agradecendo a participação de todos que somaram para colocar Naviraí na lista de observadores de aves do mundo, atividade essa que representa mais uma oportunidade de desenvolvimento do Ecoturismo em no município, sendo essa mais uma linha de atuação da Prefeitura de Naviraí”.

Em Naviraí, o evento foi realizado pela Gerência Municipal de Meio Ambiente no sábado, 14 de maio (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
POLíCIA  19/04/2024
Eldorado-Veículo adulterado que seguia com quase 400 quilos de maconha para Itaquiraí é recuperado pelo DOF
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909