Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
09 de ABRIL de 2022

Campus Naviraí do IFMS integra programa nacional voltado à inovação

O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) integra em 2022 o Programa Educação Centrada na Aprendizagem (eduCA+), responsável pela oferta de qualificação em Gestão da Inovação e de especialização em Educação Digital. 

A unidade foi selecionada em chamada pública do Campus Ibirité do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que recebe apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), aberta em outubro do ano passado. 

No total, 17 servidores do Campus Naviraí e da Escola Estadual Professora Tertulina Martins de Oliveira, situada na zona rural do município de Itaquiraí/MS, participam do programa, que se iniciou nessa semana. 

A seleção – destinada à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como às redes estaduais de educação – busca promover parcerias e o fortalecimento entre as instituições participantes, com foco no desenvolvimento de iniciativas em educação para o mundo 4.0 e educação digital. 

“Acreditamos que a iniciativa poderá fortalecer nossa visão em pesquisa e desenvolvimento, já que é líder em inovação. A proposta é capacitar ainda mais os professores para desenvolver, com seus alunos, pesquisas de ponta, utilizando as melhores metodologias em se tratando de inovação”, ressalta o docente de Informática Marcos Rogério Ferreira, coordenador do espaço maker do campus. 

Inovação - A qualificação em Gestão da Inovação possui duração de 600 horas, com atividades voltadas ao desenvolvimento e implementação de práticas educacionais integradas ao contexto sócio tecnológico e às novas formas de construção de saberes, tendo como base o conhecimento e a experiência dos profissionais que atuam no ensino profissional e tecnológico. 

Por meio dela serão formados líderes locais que integrarão a equipe de inovação, responsável pelo desenvolvimento e transferência de conhecimentos e tecnologias às instituições participantes. A certificação será concedida pela Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo Steinbeis-Sibe Brasil. 

Já a pós-graduação lato sensu em Educação Digital, com foco na cultura maker, tem carga horária de 360 horas. A especialização está voltada à formação de profissionais para que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias e mediando a construção do conhecimento no cenário educacional atual. 

O curso é ofertado de maneira virtual pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

O espaço maker do Campus Naviraí – laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado no IFMS – será utilizado como suporte para desenvolvimento do programa. “O laboratório será a base para pesquisa, prototipação, capacitação, inovação e registro de propriedade intelectual, entre outras atividades”, explica Ferreira.

Programa - Tem como objetivo promover a discussão e a experimentação de práticas que criem condições estruturantes para o desenvolvimento de uma educação centrada na aprendizagem. 

O eduCA+ se orienta por ideias ou projetos que transformem as práticas na educação brasileira, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica. Mais informações estão disponíveis na página do programa.



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909