Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
07 de ABRIL de 2022

Fim de cobrança extra deve reduzir conta de energia em 6,5%

A nova data é uma antecipação em relação ao prazo esperado para troca da bandeira, que seria no fim do mês (Imagem: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e a volta da bandeira verde na conta de luz a partir do próximo dia 16.

 A nova data é uma antecipação em relação ao prazo esperado para troca da bandeira, que seria no fim do mês.

Pelas contas do governo, a conta de luz teria redução de cerca de 20% com o fim da cobrança de taxa extra para bancar o funcionamento de termoelétricas. afirmam, no entanto, que a queda deverá ser diluída com os reajustes tarifários das distribuidoras que serão estabelecidos ao longo deste ano.

Além dos efeitos positivos para os consumidores, o fim da bandeira extraordinária deve levar a uma desaceleração da inflação em maio.

Anunciada em agosto, a bandeira de escassez hídrica foi uma das medidas estabelecidas pelo governo em 2021 para evitar falhas no fornecimento de energia por causa da falta de chuvas. O patamar, que se encerraria em 30 de abril, representa uma cobrança adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Em um cenário muito diferente, já que choveu o suficiente para garantir a recuperação dos reservatórios, o governo descartou agora a possibilidade de prorrogar a cobrança adicional ou a criação de um patamar extraordinário.

O sistema de bandeiras foi criado em 2015. Na prática, as cores verde, amarela ou vermelha indicam se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz e seu valor. O patamar para maio seria divulgado no dia 29 de abril.



Fonte: Dourados Informa



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  23/04/2024
Antes da próxima frente fria, MS tem calor acima da média e tempo seco até o final de abril
POLíCIA  23/04/2024
Carreta furtada no Paraná é recuperada em abordagem na BR-376 em Ivimhema
GERAL  23/04/2024
Mesmo sem obrigação, número de eleitores adolescentes cresce 21% após 12 anos
POLíCIA  23/04/2024
Detento que cavou buraco em canil para fugir da Penitenciária de Dourados é preso em Goiás
GERAL  23/04/2024
Pix é a maneira mais prática de pagar fatura de água e esgoto em MS
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909