O aplicativo Conecte SUS e o site do Ministério da saúde sofreram um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10), comprometendo alguns dados, como o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
No entanto, é possível obter o documento em outras plataformas. No Estado, há aplicativos do governo e da prefeitura que emitem o comprovante. (Veja passo a passo abaixo).
No Conect SUS, os invasores deixaram uma mensagem, nas duas páginas, que dizia “50 TB de dados foram copiados e excluídos”, e que o ataque havia sido um - ransomware - um tipo de malware que bloqueia o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate de criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.
A mensagem ainda era exibida antes das 7h, mas os sites seguem fora do ar.
Neste tipo de ataque torna-se impossível rastrear o criminoso que receberá os valores.
O Ministério da Saúde informou que o site está comprometido “temporariamente” e que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados para apoiarem as investigações.
Os dados sobre a vacinação contra a Covid-19 de milhares de brasileiros desapareceram do Conecte SUS.
Usuários relatam que os comprovantes foram apagados do aplicativo, e que ao tentar acessar o item das vacinas, aparece uma mensagem pedindo para aguardar 10 dias úteis, como se a pessoa não tivesse sido imunizada.
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, é possível acessar o portal municipal e emitir a carteirinha como comprovante da vacinação.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) e Governo de Mato Grosso do Sul também disponibilizam certificados de vacinação contra Covid-19.
O Documento Digital de Vacinação da Sesau fornece a data, local, nome do vacinador, marca da vacina aplicada e lote da vacina da primeira e segunda dose.
Além disso, o QR code também está disponível na carteira digital de vacinação.
Confira o passo a passo para cadastro da Carteira Digital de Vacinação da SESAU
Sul-mato-grossenses podem consultar o comprovante de vacinação contra Covid-19 no aplicativo “MS Digital”.
É possível ter acesso ao detalhamento das vacinas aplicadas, como marca da vacina, data da primeira e segunda dose, lote, código do vacinador e local de aplicação.
Para ter acesso ao cartão de vacinação, basta acessar no aplicativo:
Caso a pessoa tenha completado o ciclo vacinal contra Covid-19, o status aparecerá como “imunizado” no aplicativo.
Com isso, o cidadão pode baixar o cartão de vacinação em arquivo PDF e imprimir.
Caso ainda não tenha tomado a segunda dose, a opção para baixar a carteirinha não estará disponível.