Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
03 de DEZEMBRO de 2021

Polícia Federal deflagra operação contra ‘coiotes’ em MS

A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta sexta-feira (3), uma operação contra ação de ‘coiotes’ em Corumbá. Essas pessoas são ‘responsáveis’ pela entrada ilegal de estrangeiros em solo brasileiro. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão em residências e um mandado de busca e apreensão de veículo - todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

A investigação atual é um desdobramento da operação desencadeada em agosto de 2021.

Segundo a Polícia Federal, foi possível detectar que, mesmo após a operação, um novo grupo criminoso continuou o ‘trabalho’ ilegal. Eles articulavam um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como ‘Trilha do Gaúcho’, na divisa do Brasil com a Bolívia.

Nos períodos da manhã e noite, estes suspeitos buscavam meios de atravessar ilegalmente os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo vantagem econômica.

Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por ‘carregadores’ bolivianos, que tinham a função de mostrar o percurso até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos, mediante o pagamento de valores abusivos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (art. 232-A, § 1º do Código Penal e art. 2 da Lei 12.850/2013), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos.

Fique por dentro

A operação chamou-se ‘FOM’ALE II’ em razão da continuidade dos trabalhos da primeira fase como já mencionado nesta reportagem. O nome faz alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti.

Esta expressão significa ‘preciso ir embora’, em tradução livre, e aduz a vontade dessas pessoas em deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.



Fonte: Ligado na Notícia



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
GERAL  18/04/2024
Para não perder doses, Mato Grosso do Sul amplia vacina da dengue para pessoas de 6 a 16 anos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909