Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
21 de SETEMBRO de 2021

Azambuja diz que já estuda reduzir o ICMS da gasolina em Mato Grosso do Sul

Em Chapadão do Sul, governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já avalia reduzir ICMS da gasolina (Foto Saul Schramm )

Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (21) em Chapadão do Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que já estuda a possibilidade de reduzir novo tributo estadual.

“Está em ampla discussão e já está em estudo de talvez fazer a redução no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina. Somos aquele que ousou e teve coragem de enfrentar essa pauta”, afirmou o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul.

Ele relembrou a redução do ICMS do diesel, de 17% para 12%, além do ICMS sobre o álcool, para incentivar o consumo do combustível que é produzido no Estado. “Agora tivemos a ousadia de diminuir o ICMS da bandeira vermelha e agora recentemente a redução do ICMS na taxa de e escassez hídrica.”

Azambuja voltou a criticar a política da Petrobras na cobrança do preço dos combustíveis. “Isso é problema da Petrobras. Se ficar atrelado ao dólar, cada vez mais vamos ter problemas atrelados aos combustíveis”, concluiu.

Entenda - Vale lembrar que o governador já congelou a pauta fiscal desde abril. A pauta ou PMPF (Preço Médio Ponderado a Consumidor Final) é a base de cálculo do ICMS ST utilizada para evitar distorções entre os preços praticados ao consumidor final.

Os estados pactuaram por meio do Convênio ICMS 142 de 2018, no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que a pauta deve ser reajustada a cada 15 dias. Ela é fixada com base em preços usualmente praticados no mercado, obtidos por levantamento junto aos postos de combustíveis. No Mato Grosso do Sul, essa é a terceira quinzena em que o Governo não promove a pesquisa de preços e mantém a base de cálculo do ICMS.

Quando existem novos reajustes do produto por meio da Petrobras, incide no aumento do imposto. Contudo, quando o governo estadual congela a pauta, não sendo então atualizado o valor, ajuda a não aumentar ainda mais o preço ao consumidor.

Rio Grande do Sul – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou a redução do ICMS nos combustíveis na semana passada, terça-feira (14). A partir de 2022 a alíquota cairá de 30% para 25%. A LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano que vem prevê o fim das alíquotas majoradas de ICMS de combustíveis, energia e comunicações.



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  25/04/2024
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
GERAL  25/04/2024
Dentro de um novo conceito, Governo envia convite de adesão aos 79 municípios
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909