Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
20 de SETEMBRO de 2021

MS terá disque denúncia sobre crimes sexuais contra crianças em aldeias

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul lança quinta-feira (23), o disque denúncia para casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes indígenas.

O novo serviço foi viabilizado pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica, em parceria com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e com o Núcleo Institucional de Promoção e defesa dos Direitos da Mulher.

De acordo com a coordenadora Nupiir, defensora pública Neyla Ferreira Mendes, o disque denúncia teve como motivação os recentes casos de violência registrados nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, como da criança de 11 anos que foi jogada de um penhasco após sofrer estupro coletivo, em Dourados.

“Esse tipo de violência, praticada contra meninas e meninos, infelizmente é recorrente nas aldeias e muitas pessoas, em especial as mães, permanecem no silêncio, com medo de denunciarem, por se sentirem ameaçadas. Esperamos que com o disque denúncia os casos cheguem à justiça, pois a identidade do denunciante será preservada”, afirma a coordenadora idealizadora da campanha.

Para que o novo serviço atinja amplamente a comunidades indígenas, a Defensoria Pública traduziu todos os materiais de divulgação do disque denúncia para as línguas Guarani e Terena.

“Após o projeto das Van dos Direitos nas Aldeias, que estamos realizando desde julho deste ano com a finalidade de levar os atendimentos da Defensoria Pública para quem não consegue chegar até nossas unidades, principalmente em um cenário de pandemia da convid-19, essa é mais uma iniciativa direcionada aos Povos Indígenas. Como estado que possui a segunda maior população indígena do Brasil, temos a missão de promover o acesso e a garantia dos direitos dessas crianças e adolescentes”, afirma a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.

Lançamento

O lançamento do serviço será nesta quinta-feira (23), no Cras Indígena da Aldeia Bororó, às 9h, em Dourados. Casos de violência sexual contra crianças e adolescentes poderão ser denunciados através do número de WhatsApp: (67) 99263-6212.

Na mensagem é importante que o denunciante informe o nome da criança ou adolescente que está sofrendo abuso, a localidade e o nome da pessoa suspeita de cometer o crime.



Fonte: Dourados Informa



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  23/04/2024
Antes da próxima frente fria, MS tem calor acima da média e tempo seco até o final de abril
POLíCIA  23/04/2024
Carreta furtada no Paraná é recuperada em abordagem na BR-376 em Ivimhema
GERAL  23/04/2024
Mesmo sem obrigação, número de eleitores adolescentes cresce 21% após 12 anos
POLíCIA  23/04/2024
Detento que cavou buraco em canil para fugir da Penitenciária de Dourados é preso em Goiás
GERAL  23/04/2024
Pix é a maneira mais prática de pagar fatura de água e esgoto em MS
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909