Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
26 de JULHO de 2021

Mulheres possuem novas regras pelo INSS para aposentadoria

Mulheres possuem novas regras pelo INSS para aposentadoria Até 2019, as mulheres se aposentavam com 60 anos, mas, a partir deste ano, essa idade mínima começa a aumentar gradativamente, de 60 anos e seis meses em 2020 até 62 anos em 2023.

Com isso, pessoas nascidas depois de 1º de julho só conseguirão se aposentar por esse critério a partir de 2021, afirma o especialista Hilário Bocchi Junior. Isso acontece porque mulheres nessa condição só completarão 60 anos e meio depois de janeiro do ano que vem, quando a idade mínima já será de 61 anos.

Para os homens, a regra continua sendo de 65 anos e, para ambos, é preciso ter pelo menos 15 anos de contribuição.

CADA ANO VALE MAIS 2% NA APOSENTADORIA

A aposentadoria por idade corresponde a 60% da média dos salários de contribuição. Cada ano que ultrapassar 15 anos de contribuição para a mulher, e que superar 20 anos para o homem, terá um aumento de 2%.

Como o tempo mínimo de contribuição para ter aposentadoria por idade é de 15 anos, há um certo desprezo à somatória do tempo de serviço.

Assim, uma mulher com 20 anos de serviço pode ter 10% a mais no valor da aposentadoria.

Portanto, é bom fazer as contas e acertar a documentação do passado porque, além da idade e dos 15 anos de carência, quanto mais tempo de contribuição for somado, maior será o valor do benefício.

QUAL TEMPO DE SERVIÇO VALE PARA TER O AUMENTO

As contribuições pagas em atraso não valem para carência, mas servem para computar o aumento de 2% por ano. Em alguns casos, as contribuições pontuais podem triplicar o valor do benefício.

Pelo menos 15 anos têm que ser de contribuições válidas, pagas regularmente e em dia. Então é hora de conferir a carteira de trabalho, os carnês de contribuição, de checar o extrato do INSS e ver se está tudo certo.

Os demais períodos, mesmo que tenham sido recuperados do passado com pagamento em atraso ou de períodos com alguma irregularidade que não permita a somatória para fins de carência, podem ser utilizados para aumentar o valor do benefício.

NÃO PERCA NENHUM BENEFÍCIO

Tem muita gente que para de contribuir para o INSS porque já completou os 15 anos de carência e só fica esperando a idade chegar. É claro que economizar dinheiro é bom e parar de pagar é uma forma de fazer isso, mas é preciso ter consciência do que está sendo feito.

Depois que as contribuições são suspensas, o segurado continua tendo direito aos benefícios previdenciários por um período que varia de três a 36 meses. Depois, não dá para pedir benefícios por incapacidade.

Assim, quem para de contribuir pode ficar sem auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pôr em risco a proteção dos dependentes (pensão por morte e auxílio reclusão). Cuidado.



Fonte: Dourados News



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
GERAL  18/04/2024
Para não perder doses, Mato Grosso do Sul amplia vacina da dengue para pessoas de 6 a 16 anos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909