Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
30 de JUNHO de 2021

Máfia dos Cigarreiros: PMs que ‘passavam’ carretas com contrabando se tornam réus

Denúncia é da Operação Nepsis que já condenou 22 pessoas
Operação foi realizada em 2018 - (Divulgação, PF)

Dois policiais militares, um já excluído do quadro de inativos da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), foram recentemente denunciados e se tornaram réus pela Operação Nepsis, que já condenou outros 22 criminosos. Eles respondem ao processo na Justiça Militar, por crimes como organização criminosa, corrupção e facilitação ao contrabando.

No dia 11 de junho, sargento José Roberto dos Santos e o ex-cabo da PMMS Joacir Ratier de Souza foram denunciados pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). A acusação relembra a investigação da Polícia Federal, que resultou na Operação Nepsis, após descoberta da organização criminosa que contrabandeava cigarros do Paraguai.

A rede criminosa era comandada por Ângelo Guimarães Ballerini, Carlos Alexandre Gouveia, Valdenir Pereira dos Santo e Fabio Costa, o Pingo, também ex-PM. Eles eram responsáveis por organizarem corredores logísticos de passagem dos veículos que transportavam os cigarros contrabandeados até outros estados.

José Roberto e Joacir faziam o serviço de ‘garantidores-pagadores’, agindo em Nova Andradina e Dourados, respectivamente. Eles recebiam um valor mensal da quadrilha e atuavam para garantir o ‘sucesso’ de todas as cargas contrabandeadas que passavam pelas cidades. Ao término das investigações, o juízo federal declinou da competência para julgar os crimes imputados aos policiais, em favor da Justiça Militar Estadual.

Fatos criminosos

Conforme a investigação, em 2017 o sargento José Roberto recebeu vantagem indevida, em razão da função de PM, para praticar até infringindo o dever funcional. Ele deveria informar aos contrabandistas sobre fiscalizações policiais e ainda servia como uma ponte de contato entre os interesses da organização criminosa e outros policiais que aderissem ao esquema.

O sargento era na época comandante da PM de Nova Casa Verde e recebia mensalmente do grupo criminoso R$ 30 mil para dividir entre 10 policiais que compunham o efetivo do posto. Registro telefônico mostra momento em que o sargento recebe ligação de um dos chefes da quadrilha, pedindo pra que PMs da região parassem de se movimentar, já que a fiscalização estaria atrapalhando a passagem das cargas de cigarro.

Entre junho e julho de 2017, a organização criminosa teria liberado aproximadamente 400 carretas, das quais 13 foram apreendidas. O corredor logístico utilizado era a rota sul, que passava por Sete Quedas, Amambai, Juti, Naviraí, Ivinhema e Bataguassu ou Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Juti, Naviraí e Bataguassu.

José era apontado como responsável por repassar informações privilegiadas à organização, como localização das viaturas e guarnições de serviço. Com isso, evitaria que as forças policiais abordassem as carretas lotadas de cigarros. Entre setembro e outubro do mesmo ano, a quadrilha teria liberado mais 400 carretas, das quais 35 foram apreendidas.

Em um dos trechos usados pelos caminhoneiros, a carga passava inclusive por Campo Grande. A investigação apontou também que Joacir Ratier era amigo de Fabio Costa, um dos principais nomes da organização. José foi denunciado por corrupção ativa e passiva, integrar organização criminosa e facilitação de contrabando (crime praticado pelo menos 47 vezes).

Já Joacir foi denunciado por integrar organização criminosa e praticar pelo menos 34 vezes crime de facilitação de contrabando. A denúncia foi recebida pelo juiz Alexandre Antunes da Silva, tornando os acusados réus pelos crimes. Nos autos constam documentos do processo que tramita na Vara Federal, somando mais de 16.300 páginas.

Condenações

Em janeiro deste ano, os integrantes da organização criminosa foram condenados, em penas que somavam mais de 500 anos. As maiores sentenças foram de Ângelo Ballerini, 64 anos, 10 meses e 12 dias, e Valdenir Pereira, 66 anos, 8 meses e 19 dias. Já Fabio Costa foi condenado um mês depois, a 39 anos e 9 meses pela Operação Nepsis.

Operação

A investigação teve início quando a corregedoria da PRF (Polícia Rodoviária Federal) constatou que alguns dos seus policiais estavam envolvidos com o contrabando de cigarros. Foi solicitado apoio e a investigação da Polícia Federal para que fossem atingidos na ação também os demais integrantes da organização criminosa que não fazem parte da instituição.

Com o objetivo de desarticular a organização criminosa e combater a corrupção policial que facilita o contrabando, a PF deflagrou em 22 de setembro de 2018 a operação em cinco Estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas. Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da Organização Criminosa, encontram-se policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.

Só em 2017, os envolvidos teriam sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões sudeste, centro-oeste e nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão.

Foram apreendidas grande quantidade em dinheiro em resort, casas, e apreendidos carros e embarcações de luxo, além de armamento pesado e cargas de cigarros contrabandeados.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  23/04/2024
Detento que cavou buraco em canil para fugir da Penitenciária de Dourados é preso em Goiás
GERAL  23/04/2024
Licenciamento de veículo com placa final 1 e 2 vence dia 30 e pagamento é obrigatório
POLíCIA  23/04/2024
Telamento de presídios e vistorias intensificam combate à comunicação Ilícita na 4ª Fase da Operação Mute
GERAL  23/04/2024
Naviraí-Com ajuda de veterinário, PMA captura lobo-guará em escritório
GERAL  23/04/2024
Prefeitura de Naviraí e Sebrae-MS promovem o 2º Game do Bairro de 29 de abril a 30 de maio
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909