Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2021
02 de MAIO de 2021

Na fronteira de MS, médicos e enfermeiras usam até cavalos para atender pacientes

Enfermeira, com cavalo emprestado por paciente, leva vacinação até as aldeias - Arquivo pessoal/Redes sociais

Para conseguirem chegar até as aldeias e comunidades rurais de Capitan Bado, cidade paraguaias localizada na fronteira com Coronel Sapucaia,  no Mato Grosso do Sul, médicos e enfermeiros da USF (Unidade de Saúde Familiar) precisam percorrer cerca de 15 quilômetros. Muitos deles utilizam até cavalos como meio de transporte.

A tarefa é diária e começa assim que o dia amanhece. Como as áreas são de difícil acessos, com estradas praticamente intransitáveis, principalmente nas 14 comunidades indígenas da região, todo o esforço é valido para conseguir prestar atendimento às populações mais necessitadas.

′′Fazemos de tudo para chegar aos nossos pacientes. Alguns deles às vezes nos emprestam motos, outras vezes vamos a cavalo ou até mesmo a pé. São muito atenciosos com a gente", comentou a médica Claudia Collar, encarregada da Unidade Móvel de Saúde Indígena da cidade.

Para conseguir atender as famílias que estão em lugares com estradas muito ruins, recentemente auxiliar da unidade sanitária, Pablina Lopez, contou com um cavalo emprestado por um de seus pacientes para conseguir levar doses de vacinas em um isopor.

A médica explicou, ainda, que antes eles iam às escolas para atender as comunidades, mas agora, com a pandemia, os profissionais da saúde vão em busca de pacientes casa por casa para verificar a pressão arterial, aplicar vacinas e prestar outros atendimentos mais urgentes.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  24/06/2021
Naviraí-Confira as Ofertas validas para esta Quinta Verde no Supermercado Santos
ENTRETENIMENTO  24/06/2021
Veja a previsão do Horóscopo para hoje 24 de junho
POLíCIA  24/06/2021
Maconha com adesivo de banda é apreendida a caminho do RJ
GERAL  24/06/2021
Empresário destrói carro na traseira de caminhão e sobrevive “por milagre”
GERAL  24/06/2021
Motociclista morre ao sofrer queda no Estrela Dalva
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909