Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
16 de ABRIL de 2021

Polícia investiga se helicóptero que fez pouso forçado na fronteira tem ligação com tráfico

Pouso forçado aconteceu por volta das 10h de ontem, quinta-feira (Foto: Divulgação)

 

Após o pouso forçado na manhã de ontem (15), em uma propriedade rural no distrito de Nova Itamarati, a equipe do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) foi até o local para averiguar a aeronave.

De acordo com a delegada responsável e diretora do Dracco, Ana Cláudia Medina, "as evidências encontradas na aeronave, (para-brisa e faróis quebrados, posição do pouso) com as incoerentes, inconsistentes e evasivas versões apresentadas pelo piloto, levou à classificação do sinistro como de natureza criminosa".

Ainda conforme Medina, o piloto do helicóptero descartou o GPS da aeronave e formatou o smartphone usado para falar com os "patrões". Segundo a delegada, essas são características das narco operações, ou seja, voos baixos para evitar o controle aéreo, ausência de plano de voo, diário de bordo, dentre outros elementos. "Estava tão próximo do solo que o helicóptero atingiu a rede de alta tensão", pontuou a diretora do Dracco.

A aeronave está levada para Campo Grande com um guincho e será encaminhada para o hangar do Dracco, onde será submetida a novos exames periciais.

A apreensão do helicóptero faz parte da Operação Ícaro, que é realizada em caráter permanente, na repressão qualificada de crimes aeronáuticos.

Liberado-O Piloto do helicóptero, foi liberado no final da manhã de ontem (15), após ser ouvido pela Polícia Federal. O comandante disse aos policiais federais que tinha saído de Avaré no interior paulista e que entregaria o helicóptero R-66 matrícula PR-HMR e cadastrado como propriedade da Ultra Pilots Taxi Aéreo, em uma fazenda de nome Porto Feliz, mas que perdeu o controle da aeronave enquanto tomava água e acabou batendo em um fio de alta tensão o que o obrigou ao pouso forçado.

Quando pousou ele foi detido por policiais militares do Destacamento de Nova Itamarati que não encontraram nada de irregular na aeronave, mas como o piloto não apresentava plano de voo e o aparelho poderia estar sendo usado para algum tipo de ilícito, os federais assumiram o caso.

O comandante da aeronave é piloto comercial habilitado para helicópteros. Já a aeronave embora pertencente a empresa de táxi aéreo, não está homologada para esse tipo de operação.

Adquirida e transferida para o atual proprietário em 12 dezembro de 2017, o certificado de aeronavegabilidade do helicóptero vence no dia 24 desse mês. A situação do piloto é regular perante a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

 



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
ENTRETENIMENTO  26/04/2024
Veja a previsão do Horóscopo para hoje 26 de Abril
POLíCIA  26/04/2024
PM aposentado preso vendendo armas pretendia lucrar R$ 9 mil com negociação no camelódromo
POLíCIA  26/04/2024
Naviraí-PMA recupera carreta roubada e consegue negociar soltura de vitima que era mantida refém
POLíCIA  26/04/2024
Pente-fino em presidio encontra celulares, drogas e explosivos
GERAL  26/04/2024
Naviraí-Confira as Ofertas validas para esta sexta-feira do Supermercado Santos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909