Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
27 de MARÇO de 2021

Universidade de Coimbra muda critérios para ingresso de brasileiros com nota do Enem

Foto: Divulgação

A Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do mundo, desde 2014 recebe alunos brasileiros por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Agora será possível usar o resultado do Enem dos últimos cinco anos – antes eram três. A universidade também incluiu um novo curso, o de Direito Luso-Brasileiro, em sua grade.

O processo seletivo 2021/2022 já está aberto, de acordo com o cronograma, e os interessados têm até o dia 15 de abril para candidatura na 1ª fase. Os resultados serão divulgados em 26 de abril e a matrícula deve ser realizada entre 13 e 20 de maio. A seletiva ainda conta com mais três fases independentes de candidatura.

Apesar de ser uma universidade pública, os estudos não são gratuitos como nas instituições públicas brasileiras. Os estudantes da UC pagam mensalidades ou anuidades para frequentar os cursos. Informações de valores bem como as formas de pagamentos devem ser consultadas antes mesmo de fazer a inscrição.

Com funciona o ingresso na UC pelo Enem?

A escala de classificação portuguesa é de 0-200, enquanto a adotada pelo Enem é a de 0-1000. Para chegar à pontuação exigida em Portugal é necessário dividir a nota geral obtida no Enem por cinco. A nota de corte, ou seja, a nota mínima para candidatura nos cursos deve ser consultada no site da UC.

A classificação dos candidatos a cada ciclo de estudos (curso) é feita por ordem decrescente da nota final. Em Coimbra o ano letivo começa em setembro. A inscrição na UC para ingresso via Enem deve ser efetuada de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário. No final da inscrição será pedido que seja efetuado o pagamento referente à taxa de candidatura.



Fonte: Produção



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  20/04/2024
Novo leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan
GERAL  20/04/2024
Naviraí-Confira as Ofertas validas para este final de semana do Supermercado Santos
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  20/04/2024
Mundo Novo-DOF apreende carreta bitrem carregada com carga milionária de cigarros contrabandeados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909