Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
09 de MARÇO de 2021

Em duas semanas, Paraguai destrói mais droga do que MS apreendeu nos últimos dois anos

Em duas semanas, Paraguai destrói mais droga do que MS apreendeu nos últimos dois anos. — Foto: Senad/Divulgação

A mega operação do Paraguai contra o narcotráfico e que teve apoio do Brasil, destruiu em duas semanas uma quantidade de maconha maior do que toda droga apreendida em Mato Grosso do Sul entre os anos de 2019 e 2020. O estado, é a principal entrada da maconha no país.

Segundo dados divulgados ontem, segunda-feira (8) pela Secretaria Nacional de Antidrogas do Paraguai (Senad), mostram que o país destruiu por meio da operação batizada como Nova Aliança, 1,5 mil tonelada de maconha, contra 1,1 mil toneladas das principais drogas apreendidas em todo o estado nos últimos dois anos.

Ainda de acordo com Senad, em 15 dias, foram destruídas 525 hectares de plantações de maconha e 18, 3 mil quilos da droga pronta para ser traficada foram queimadas. Não houve registro de presos e 97 acampamentos do narcotráfico foram fechados. O prejuízo para as organizações criminosas foi estimado em 47,8 milhões de dólares.
Conforme a secretaria, 80% de toda maconha produzida no Paraguai é destinada para o Brasil. A mega operação contou com 4 helicópteros e 170 policiais dos dois países. Agentes especiais do órgão e também da Polícia Federal do Brasil, foram à campo em busca das produções de maconha no Departamento (Estado) de Amambay, localizado na região norte do Paraguai, principal região produtora da droga no país.

Em 2020, a Senad e o Ministério Público do Paraguai destruíram mais 8 pistas de pouso e decolagem clandestinas usadas por traficantes no departamento de Amambay. Uma deles ficava a apenas 15 km de Ponta Porã (MS).

A secretaria ainda informou que essas pistas são consideradas pontos estratégicos de traficantes que transportam maconha e cocaína da Bolívia e da Colômbia e depois enviam para o Brasil. A operação segue por tempo indeterminado.

Apreensão recorde em MS

 

No dia 18 de fevereiro deste ano, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) fez a maior apreensão de droga do ano de Mato Grosso do Sul. O flagrante foi na MS-386, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.

Segundo o DOF, quase 21 toneladas de maconha, estavam escondidas em uma carga de milho, em uma scania que estava acoplado a um semirreboque.

Conforme a ocorrência, os militares deram ordem de parada ao condutor da carreta, que disse transportar cerca de 32 toneladas de milho. Os policiais desconfiaram do excesso de nervosismo do motorista e realizaram uma vistoria na carga, onde localizaram a presença dos fardos prensados do entorpecente.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nos dois primeiros meses deste ano foram apreendidos 104 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul. Um crescimento de 211 %, se comparar com o mesmo período de ano de 2020, quando foram apreendidos 33,6 toneladas.



Fonte: G1 MS



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  25/04/2024
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
GERAL  25/04/2024
Dentro de um novo conceito, Governo envia convite de adesão aos 79 municípios
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909