Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
20 de FEVEREIRO de 2021

Imasul autoriza reabertura da trilha da Gruta do Lago Azul em Bonito

Portaria estadual autoriza uso de trilha na Gruta do Lago Azul em Bonito - Divulgação

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul(Imasul) autoriza o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul no perímetro da unidade de conservação estadual em Bonito, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira (19).

A portaria faz parte da regulamentação da exploração comercial do atrativo turístico, a medida vale por seis meses e restringe-se apenas à trilha de acesso à Gruta e à estrutura de sanitários instalados em imóvel do governo estadual.

A Gruta do Lago Azul é o único atrativo de Bonito que segue fechado, mas que agora pode ser reaberto à visitação a partir de março. O passeio está fechado desde março de 2020, como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A formalização do acordo com a prefeitura de Bonito pode ocorrer em prazo de até 30 dias, sob as seguintes condições: cobrança de taxa de visitação e repasse dos valores para o Estado, conforme regras a serem estabelecidas e que as normas serão estabelecidas pelo órgão gestor e no plano de manejo.

No último mês, a portaria do Ministério da Economia havia autorizado a prefeitura de Bonito a explorar a área pelo prazo de 20 anos, acordo que representa a oficialização da cessão onerosa do local, considerado patrimônio cultural e ambiental brasileiro.

Foi estabelecido valor mínimo de retribuição anual de R$ 33.995,88 a ser pago pela prefeitura de Bonito, pelo uso privativo e exploração econômica da área. 

Também está previsto o repasse de 20% do valor arrecadado por mês com a venda de ingressos pela visitação ao monumento natural. O percentual de retribuição será revisado a cada 5 anos ou a qualquer tempo, em caso de fatores supervenientes que alterem o equilíbrio econômico do contrato.

GRUTA DO LAGO AZUL

Um dos cartões postais de Bonito, a Gruta do Lago Azul integra o circuito de turismo ecológico do município. Ela é constituída por um salão principal com piso inclinado e um lago subterrâneo ao fundo com mais de 50 metros de extensão. 

Sua entrada circular de aproximadamente 40 metros de diâmetro permite a entrada dos raios solares até o lago. Com a incidência de luz, entre os meses de setembro a fevereiro, as águas atingem uma coloração azul intensa, motivo do nome da gruta.

No lago subterrâneo da Gruta do Lago Azul foram encontradas ossadas fósseis de mamíferos já extintos, que habitaram a região há mais de 12 mil anos, no período Pleistoceno, representada por animais de grande porte, como preguiças gigantes, tatus e o tigre dente-de-sabre.

O monumento natural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978.




Fonte: Correio do Estado



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  20/04/2024
Novo leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  20/04/2024
Itaquiraí-Dupla é presa pelo DOF com veículo roubado no Paraná
POLíCIA  19/04/2024
Perseguição termina com douradense preso com mais de 600 quilos de drogas
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909