Editor: Umberto Cardoso
zum@tanamidianavirai.com.br
+55 67 9956-1909
GERAL
24/06/2012 00h09min
Lesões musculares e alterações ósseas são resultados da má preparação física
[ Divulgação ] Os treinos para o aperfeiçoamento do gesto esportivo e melhora da técnica devem ser estabelecidos desde o início, ou seja, na infância

A busca incansável e, às vezes, a qualquer custo, do preparo físico ideal para alcançar os melhores resultados podem resultar em sérias lesões, fadiga e fraturas por estresse. Para se prevenir destas complicações, os atletas de alto nível precisam de uma equipe multidisciplinar para monitorar e acompanhar os treinamentos para evitar danos à saúde. Treinadores, fisiologistas, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais como psicólogos ajudam no desenvolvimento físico e mental dos competidores.

Os treinos para o aperfeiçoamento do gesto esportivo e melhora da técnica devem ser estabelecidos desde o início, ou seja, na infância. "O atleta de ponta é formado na base. Logicamente que o talento também é importante, mas se puder associar o melhor do preparo físico ao talento individual, podemos chegar à perfeição", afirma o Dr. Moisés Cohen, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

Os treinos são elaborados de acordo com a modalidade esportiva e as características dos atletas envolvidos, como sexo, idade e condicionamento físico inicial, além do tempo de duração das competições. A preparação planejada, organizada e bem orientada criará condições favoráveis para o desenvolvimento das capacidades biomotoras condicionantes e coordenativas como a força, a resistência, a velocidade e a flexibilidade.

TAGS: Lesões, Resultados, Fisica

Fonte: Grande FM

Umberto Zum
PUBLICOU: Umberto Zum
E-Mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Siga: @tanamidianavi

Comente a Notícia
mais noticias
18/12
01h01min