Editor: Umberto Cardoso
zum@tanamidianavirai.com.br
+55 67 9956-1909
GERAL
16/09/2012 12h16min
Tempo influencia as mentiras que contamos
[ Divulgação ] Os voluntários tinham de rolar os dados três vezes, mas os pesquisadores não viram os números obtidos.

Mentir é parte integral do comportamento humano. Seja para ser aceito, manter a autoestima ou evitar problemas, o fato é que todo mundo evita dizer a verdade em várias situações cotidianas.

Porém, uma pesquisa conduzida pelos cientistas da Universidade de Amsterdam, na Holanda, e da Universidade Ben Gurion, em Israel, indica que o tempo é um fator crucial na hora de contar uma mentira.

Segundo o site “The Huffington Post”, que publicou as informações, um dos testes realizados no estudo consistiu em fazer com que os participantes jogassem dados por dinheiro. Os voluntários tinham de rolar os dados três vezes, mas os pesquisadores não viram os números obtidos.

Os participantes tinham de dizer somente o resultado da primeira jogada e quanto maior o número revelado, maior a soma de dinheiro recebida. Parte deles teve apenas 20 segundo para falar seu número, enquanto outros não tiveram limite de tempo.

Mesmo sem terem acesso às jogadas dos voluntários, os pesquisadores puderam perceber quem estava dizendo a verdade ao compararem as respostas com aquelas de um teste onde não havia motivo para mentir.

A conclusão foi que aqueles com menor tempo à disposição mentiram mais. Embora o outro grupo também tenha mentido, a escala foi bem menor.

“As pessoas normalmente sabem que é errado mentir, elas só precisam de tempo para fazer a coisa certa”, explicou Paul Shalvi, da Universidade de Amsterdam, em um comunicado sobre o estudo.

Honestidade pode ser mais saudável

Estudos recentes indicam que a honestidade, além de fortalecer relacionamentos amorosos e amizades, também traz benefícios à saúde mental e física.

Anita E. Kelly, professora de psicologia da Universidade de Notre Dame, afirmou que um americano mente em média 11 vezes por semana. Diante disso, ela conduziu uma pesquisa para investigar os efeitos das mentiras sobre o organismo.

“Descobrimos que os participantes podiam reduzir propositalmente suas mentiras diárias e que a mudança resultou em uma melhora significativa na saúde”, revelou Kelly.

TAGS: Tempo, Mentira, Influencia

Fonte: Band

Umberto Zum
PUBLICOU: Umberto Zum
E-Mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Siga: @tanamidianavi

Comente a Notícia
Publicidade Inviolável
mais noticias