Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
01 de SETEMBRO de 2016

Presas farão mensagens de paz para japoneses e crianças

Projeto pretende produzir 1 mil Tsurus para serem distribuídos
Detentas aprendem a fazer origami na penitenciária - Foto: Divulgação/Agepen

Presas que estão no Estabelecimento Penal Feminino de Campo Grande passaram a realizar dobraduras de papel com técnica japonesa para enviar mensagens de esperança a doentes.

O projeto envolve 23 detentas e é chamado de 1000 Tsurus por 1 desejo. O Tsuru é uma ave sagrada do Japão e símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade, paz e fortuna.

A intenção é que as mulheres que realizaram o curso hoje repassem os ensinamentos para outras reeducandas. A intenção é que pelo menos 1 mil peças sejam montadas e enviadas para Hiroshima, no Japão, e para crianças que fazem tratamento em hospitais de Mato Grosso do Sul.

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) fechou parceria com Lígia Oizumi, que foi quem organizou a ação. Houve também autorização de Mari Jane Boleti Carrilho, diretoria do Presídio Irmã Irma Zorzi.

"Que elas coloquem os sentimentos mais belos e a esperança de uma vida melhor para elas e suas famílias", opinou Lígia. "Não teve resistências das internas, todas toparam fazer e conseguiram fazer um pequeno e um grande, pois trouxemos dois tamanhos de papel", comentou a organizadora da ação. 

Quem aprendeu a técnica, disse que é algo que ajuda a dar mais esperança para o futuro. "Me ajuda a ter mais força de vontade, que eu ainda tenho uma vida lá fora, me ajuda a ter mais paciência e afeto pelas pessoas", comentou Juliana Aquino Pereira da Silva, de 26 anos.

A reeducanda Juliana Aquino Pereira da Silva, 26 anos, foi uma das participantes e garantiu que fazer a dobradura proporciona uma paz de espírito. “Penso que um passarinho não tem nada de ruim, transmite coisas boas, e pra mim está significando paz, amor e esperança. Me ajuda a ter mais força de vontade, que eu ainda tenho uma vida lá fora, me ajuda a ter mais paciência e afeto pelas pessoas”, disse.

“É muito bom sabermos que estamos levando um momento de alegria para outras pessoas, e isso já é uma grande conquista”, comentou Vanessa da Silva, 27 anos.

A agente penitenciária Michele Aparecida Fruhauf ficou na organização do projeto, que vai acontecer até final de setembro. As peças serão entregues no Dia das Crianças em alas pediátricas de hospitais.



Fonte: Correio do Estado



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  20/04/2024
Novo leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan
GERAL  20/04/2024
Naviraí-Confira as Ofertas validas para este final de semana do Supermercado Santos
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  20/04/2024
Mundo Novo-DOF apreende carreta bitrem carregada com carga milionária de cigarros contrabandeados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909