Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
26 de AGOSTO de 2016

Conab vê desempenho da safra deste ano abaixo da anterior

Foto: Divulgação

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou no período entre 15 e 19 de agosto, em Mato Grosso do Sul, o 12º Levantamento de Safra de Grãos. Neste levantamento foram pesquisados os dados sobre a situação das culturas de inverno, tais como o milho 2ª safra, trigo, feijão 2ª safra, aveia, sorgo e girassol.

A área plantada com milho 2ª safra teve um acréscimo de 3,1% em relação à safra 2015, atingindo 1.665.000 hectares, porém, uma estiagem prolongada afetou a cultura, principalmente as áreas plantadas mais tardiamente.

A produtividade do milho 2ª safra vem demonstrando desempenho inferior ao obtido na safra 2015, na qual a média obtida foi de 5.500 kg/ha no estado. Estima-se até o momento uma queda de 31,6% na produtividade da safra atual, sendo que a colheita já ultrapassou 70% da área cultivada no estado.

A menor produtividade da safra atual ocorreu pela instabilidade do clima neste ano. Houve um atraso no ciclo da soja 2015/2016 em função da estiagem ocorrida nos meses de setembro e outubro, deslocando o calendário de plantio do milho 2ª safra. A fase de plantio foi marcada por precipitações abundantes, que inclusive atrasaram o plantio em algumas regiões, ocasionando um aumento de áreas cultivadas fora do zoneamento agrícola definido pelo Ministério da Agricultura, o qual considera o dia 10 de março como data limite, onde à época estimou-se em torno de 39% do total de áreas plantadas fora do zoneamento. Já no mês de abril, a falta de umidade nos solos atrelada a altas temperaturas prejudicaram as lavouras nas fases críticas de desenvolvimento, ocasionando quebras na produção.

Em maio, houve o retorno das chuvas, porém com longos períodos de dias nublados e de baixa luminosidade, afetando o metabolismo das plantas. Por fim, os meses de junho e julho foram marcados por temperaturas baixas, inclusive com ocorrências de geadas na região central e sul do estado, causando perdas principalmente nas lavouras implantadas após o limite estabelecido pelo zoneamento agrícola.

Até o momento estima-se que 65% da produção do grão tenha sido negociada antecipadamente nesta safra. Atualmente o preço praticado em MS vem oscilando entre R$ 33,00 e R$ 37,00 por saca de 60 kg para o produto disponível. Em relação ao cumprimento dos contratos firmados, em função dos patamares de preços estabelecidos, a maioria dos produtores está conseguindo saldar as dívidas contraídas para o financiamento do cultivo, até mesmo em casos de obtenção de produtividades baixas, entre 2.600 a 3.600 kg/ha, dado o bom preço do grão pago ao produtor.

A divulgação completa dos dados está prevista para o dia 6 de setembro no sitiowww.conab.gov.br.



Fonte: Dourados News



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909