Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
25 de AGOSTO de 2016

Prática de atividades físicas muda o tamanho e os batimentos do coração

Já abordamos anteriormente o efeito da emoção no coração dos atletas olímpicos, e agora podemos discutir o grande efeito fisiológico benéfico das 42 diferentes modalidades praticadas na Olimpíada do Rio de Janeiro. Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram em Atenas em 1896 e tiveram apenas nove modalidades esportivas: atletismo (maratona, arremesso de disco e o arremesso de peso, corridas de 100 e 400 metros), ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. Apenas uma pesquisa foi feita e encontrou corações de alguns atletas maiores do que os da população geral.

Nas medidas do ecocardiograma (espécie de ultrassom do coração) nas avaliações anuais que fazemos dos atletas e que coincidem com os resultados de outros pesquisadores em todo o mundo, o coração de um atleta corredor de maratona ou de natação de mar aberto (predomínio dos exercícios isotônicos ou aeróbios) tem tamanho diferente do que de um atleta de predomínio de exercícios anaeróbios ou isométricos, como o do halterofilista ou atleta de luta.

Todo esporte é uma mistura dos dois tipos de exercício com predomínio de um sobre o outro. O biotipo do atleta favorece os esportes escolhidos por ele? Sem dúvida, e isto é genético. Lembram do Michel Phelps e das ginastas do mundo todo? O biotipo ajudou na escolha do esporte por parte deles. O coração, que é normalmente bem semelhante a todos os seres humanos, se adapta ao esporte do seu dono, tendo mais dilatação das suas cavidades ou mais hipertrofia das suas paredes, mais bradicardia (menos batimentos por minuto) dependendo do tempo e intensidade do treinamento mas principalmente da modalidade esportiva. Como o coração de uma atleta de alto rendimento funciona? Médico explica

Após mais ou menos 14 semanas surgem as primeiras modificações nos batimentos cardíacos, enquanto a modificação no tamanho do coração leva mais tempo para ocorrer, calculamos ser ao redor de seis meses. Isso é considerada uma adaptação fisiológica benigna e que depois de abandonada a atividade física intensa é reversível.

O tipo de modalidade traz diferentes vantagens para a saúde? Saindo dos atletas de alto nível e respondendo a essa pergunta, usamos as grandes pesquisas com cinco mil a 20 mil pessoas, clinicamente acompanhadas por anos, e tendo registradas as doenças que surgirem nelas e nas mortes que acontecerem.

Para prevenção das doenças cardiovasculares, sem dúvida o exercício aeróbio de correr, nadar e pedalar supera o anaeróbio, produzindo elevação do colesterol bom (o HDL colesterol), melhorando os níveis de glicose em pessoas normais e principalmente nos diabéticos. Dessa forma, facilitam o controle da hipertensão arterial, diminuem a obesidade, ajudam a abandonar o tabagismo e claramente melhoram o aspecto psicológico com redução do estresse.

Lembramos porém que sempre se deve associar ao fortalecimento muscular, numa combinação dos dois tipos de exercícios que vai preparar seu corpo a ter uma melhor performance, postura firme com menor risco de quedas e melhor aproveitamento geral do oxigênio respirado. Esperamos que os Jogos Olímpicos tenham sido um incentivo para prática regular de esportes e, em consequência, aumentar a longevidade e qualidade de vida.



Fonte: eu atleta



» VEJA TAMBÉM!
ENTRETENIMENTO  24/04/2024
Veja a previsão do Horóscopo para hoje 24 de Abril
GERAL  24/04/2024
Projeto cria cadastro de condenados por violência contra a mulher
GERAL  24/04/2024
Naviraí-Prefeitura trabalha na manutenção das estradas rurais para o escoamento das safras
GERAL  24/04/2024
Covid faz mais 5 vítimas no Mato Grosso do Sul; mortos tinham entre 26 e 94 anos
POLíCIA  24/04/2024
PRF prende homem com quase 35 quilos de cocaína em veículo
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909