Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
24 de AGOSTO de 2016

Turquia inicia ação militar terrestre contra o Estado Islâmico na Síria

A Turquia iniciou uma operação terrestre no norte da Síria na madrugada desta quarta (24) em uma ação militar para expulsar militantes da facção terrorista Estado Islâmico da fronteira entre os dois países.
A operação coincide com a visita de Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, à Turquia. Um dos assuntos na pauta de seu encontro com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, é justamente a segurança na Síria e no Iraque.

A operação foi iniciada às 4h locais (23h de terça em Brasília) com bombardeios na cidade síria de Jarabulus, um dos últimos bastiões do Estado Islâmico na região, segundo informações do jornal americano "New York Times".

A ação amplia a participação turca no conflito sírio, iniciado em 2011, e pode afetar a dinâmica de poder na região. Já era esperado que a Turquia, membro da Otan (aliança militar ocidental), respondesse aos pedidos por uma atuação mais direta na Síria.

Tanques da Turquia entraram no território sírio durante a operação, de acordo com a agência de notícias estatal turca Anadolu. As tropas, incluindo forças especiais turcas, tiveram apoio aéreo dos EUA. Houve também disparos de artilharia. Dezenas de alvos foram atingidos.
Um dos objetivos turcos era abrir passagem a milícias que apoia na Síria contra o regime de Bashar al-Assad.

A Turquia tem, no entanto, outro objetivo na região. O governo, em embate com a população de etnia curda no sudeste de seu país, se preocupa com os avanços de milícias curdas no norte da Síria. Os EUA apoiam os curdos na Síria, complicando o cenário.



Fonte: Folha Press



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  25/04/2024
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
GERAL  25/04/2024
Dentro de um novo conceito, Governo envia convite de adesão aos 79 municípios
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909