Untitled Document
DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
15 de FEVEREIRO de 2023

Duas doses de vacina monovalente são exigidas para poder tomar bivalente da covid

Vacina bivalente vai atender pessoas de 12 anos ou mais, porém a campanha terá início com o grupo prioritário; Foto: Álvaro Rezende/Portal MS

Seguindo os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as autoridades regionais de saúde pública deverão exigir dos cidadãos no ato da vacinação com a nova dose bivalente contra a covid-19 a comprovação de imunização anterior com duas doses da vacina monovalente. O critério já foi repassado pela SES (Secretária de Estado de Saúde) às 79 coordenadorias municipais de imunização.

Nesta quarta-feira (15), acontece o Dia D da vacinação com as doses bivalentes, que nada mais são do que vacinas contra a covid-19 que protegem o corpo humano tanto da cepa original, descoberta no final de 2019, e a variante Omicron e todas as demais subvariantes oriundas dela, que apareçam no decorrer da pandemia.

Já as doses monovalentes, que são aplicadas na população sul-mato-grossense desde janeiro de 2021, são aquelas que imunizam contra apenas uma cepa do vírus. A bivalente é considerada mais adequada ao momento e para o controle da doença.

Dividida em cinco fases, a vacinação começa pelos grupos prioritários que incluem pessoas com mais de 70 anos, imunosuprimidos, as que estão em instituições de longa permanência e os povos originários - indígenas, ribeirinhos, quilombolas.

"É importante ressaltar à população que para o indivíduo ser tido como apto a receber esse imunizante bivalente, ele precisa ter pelo menos duas doses da vacina monovalente. Caso você não tenha esse ciclo completo, vai ter que completá-lo para só depois, então, receber a vacina bivalente contra a covid-19", explica a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Goldfinger.

A quem atende?

A vacina bivalente vai atender pessoas de 12 anos ou mais, porém a campanha terá início com o grupo prioritário, sendo aberto posteriormente para os demais grupos. As doses que chegaram ao Estado, destinadas pelo Ministério da Saúde, já começaram a ser distribuídas aos municípios. Ao todo, a primeira remessa soma 32,4 mil doses.

Para esse terça-feira (14), são esperados do ministério a chegada de mais 209.796 doses da vacina bivalente contra a covid-19, que serão redistribuídas para os municípios, ampliando a campanha de imunização que já aplicou mais de 6 milhões de doses em dois anos de realização - o pontapé inicial foi em 18 de janeiro de 2021.



Fonte: Ligado na Notícia



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  28/04/2024
Homem com mais de meia tonelada de maconha em veículo é preso pelo DOF
POLíCIA  28/04/2024
Mulher morre após capotamento de carro entre Dourados e Itaporã
POLíCIA  28/04/2024
Polícia Penal vai treinar combate a resgate de preso na “Supermáxima”
POLíCIA  28/04/2024
Casos de ‘estelionato sentimental’ aumentam, mas denúncias ainda são poucas em MS
GERAL  28/04/2024
Prefeitura de Naviraí executa ações sobre o Abril Verde mês de prevenção de acidentes e doenças no trabalho
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909