Untitled Document
DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
26 de AGOSTO de 2022

Varíola dos macacos: Anvisa libera uso de vacina e medicamento pela Saúde

Ferida formada pela varíola dos macacos. (Foto: Divulgação)

 (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, ontem, a dispensa de registro para que o  importe e utilize a vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos no Brasil. A agência também deu a mesma autorização para o medicamento Tecovirimat, utilizado no tratamento da doença.

As duas decisões da diretoria colegiada da Anvisa foram unânimes. A autorização se aplica à vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA), que, apesar de ser o mesmo produto, possui nomes diferentes nos EUA e na Europa. O imunizante é destinado a adultos com 18 anos ou mais e possui validade de até 60 meses quando conservado entre -60 a -40°C. A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa.

Em seu voto, a diretora relatora, Meiruze Freitas, destacou que a varíola dos macacos é causada por um vírus semelhante à varíola e que, portanto, espera-se que a vacina previna ou reduza a gravidade da infecção pela doença. Contudo, ela ressaltou a necessidade da condução de estudos de monitoramento para a confirmação da efetividade do imunizante.

Autorização para medicamento

Já no caso do tratamento da varíola dos macacos, a autorização se aplica ao medicamento Tecovirimat, com concentração de 200 mg, na forma farmacêutica de cápsula dura para uso oral, com prazo de validade de 84 meses e indicado para infecções em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg. O produto a ser importado é o mesmo autorizado nos EUA para a empresa SIGA Technologies, fabricado pela Catalent Pharma Solutions, localizada em Winchester, Kentucky. A dispensa temporária e excepcional também se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa. Segundo a diretora Meiruze Freitas, o medicamento pode salvar vidas e controlar os danos da varíola dos macacos, especialmente para os pacientes em maiores riscos dos danos da doença.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  28/04/2024
Homem com mais de meia tonelada de maconha em veículo é preso pelo DOF
POLíCIA  28/04/2024
Mulher morre após capotamento de carro entre Dourados e Itaporã
POLíCIA  28/04/2024
Polícia Penal vai treinar combate a resgate de preso na “Supermáxima”
POLíCIA  28/04/2024
Casos de ‘estelionato sentimental’ aumentam, mas denúncias ainda são poucas em MS
GERAL  28/04/2024
Prefeitura de Naviraí executa ações sobre o Abril Verde mês de prevenção de acidentes e doenças no trabalho
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909