Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
27 de JULHO de 2016

Número de microempreendedores individuais cresce 9,7% no semestre

O número de pessoas cadastradas Microempreendedor Individual (MEI) aumentou 9,7% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela Boa Vista SCPC. Enquanto isso, as Microempresas (Mês) e demais formas jurídicas tiveram queda de 9% e 12,7%, respectivamente.

NOVAS EMPRESAS

O avanço das MEIs puxou a alta de 3,8% no número de novas empresas nos primeiros seis meses de 2016, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Do total de empresas inauguradas no período, 75% foram MEIs.

"O levantamento pode ocultar um dado não tão positivo, principalmente quando analisado em conjunto com o mercado de trabalho", diz Bruna de Abreu Martins,
economista da Boa Vista SCPC.

"Com o forte aumento das demissões e a redução das vagas com carteira assinada, muitas pessoas parecem estar tentando a sorte como autônomos. E as MEIs podem auxiliar nesse processo de formalização do trabalho", aponta a especialista.

"Como o faturamento permitido para o enquadramento desta natureza jurídica é baixo, R$ 60 mil bruto por ano – com tolerância de 20% - e o recolhimento de impostos é simplificado, parte dos desempregados podem efetivamente estar migrando para um negócio próprio ou mesmo atuando como terceiros, como sugerem os números."

O QUE É MEI?

Para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), a pessoa que trabalha por conta própria se legaliza como pequeno empresário.

É necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

REGIÕES

A região que apresentou o maior crescimento da abertura de novas empresas foi o Sudeste, com aumento de 6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2015. O segundo maior crescimento foi da região Sul, com 4,5%.

As regiões Nordeste e Norte tiveram crescimento menor, de 1,19% e 0,2%, respectivamente. Já no Centro-Oeste, houve queda de 3,4% na abertura de novas empresas.



Fonte: G1



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
POLíCIA  19/04/2024
Eldorado-Veículo adulterado que seguia com quase 400 quilos de maconha para Itaquiraí é recuperado pelo DOF
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909