Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Ipsus nos meses de abril e maio revelou o perfil de consumo do brasileiro com relação a Copa do Mundo 2018. Do total de entrevistados, 40% respondeu que possui interesse pelo esporte e 25% confirmaram que frequentam estádios, além da confirmação feita pela Fifa que foram vendidos 72.512 ingressos para o público brasileiro.
Nas compras online, a tendência também registra crescimento expressivo, se considerarmos o mecanismo de busca de produtos e serviços oferecido pelo Google, por intermédio da utilização de palavras-chaves. No caso de Mato Grosso do Sul, uma empresa que atua nacionalmente com cupom de descontos identificou que o produto com maior aumento de procura, no período de abril e maio, foi a camiseta da seleção brasileira: 296% de busca para compra.
Em ordem decrescente os produtos mais pesquisados pelos sul-mato-grossenses foram: figurinhas da Copa (86) e TV em promoção (50%). Os produtos “celular com TV” e “cerveja gelada” aumentaram em 40% e 21%, respectivamente. Os demais termos mantiveram o volume de pesquisa.
DADOS NACIONAIS
No Brasil, no mesmo período de checagem houve um crescimento de 22% pela procura de “televisão” na internet. Outro detalhe interessante é o aumento de 50% pela procura do termo “cupom de desconto TV”, e 82% por “TV em promoção” no mesmo intervalo citado. Sinal que os consumidores estão atentos às promoções e oportunidades oferecidas muitas vezes no varejo online, com preços competitivos em relação às lojas físicas.
Curiosamente, outro produto popular entre os brasileiros mostrou estar mais procurado pelos consumidores: “celular com tv”, 22% mais procurado no mês de maio, uma alternativa portátil para assistir as partidas.
E para acompanhar os jogos? Uma das bebidas mais populares entre os brasileiros, a cerveja, registrou um aumento de 50% na procura pelo termo específico “kit cerveja”, e 23% para “cerveja gelada”. Os consumidores com o paladar mais rebuscado também mostram que estão à procura de algo diferenciado para consumir: a busca por “cervejas importadas” cresceu 23% de abril para maio.
CURIOSIDADES
O álbum e as figurinhas da Copa estão ainda mais populares nesta edição. Comparando o mês de maio deste ano com maio da última Copa (2014), a procura na internet aumentou 83% e 123%, respectivamente, o que mostra o grande interesse nacional nesta tradição capaz de unir gerações diferentes em prol do amor pelo futebol.
De abril para maio o termo “figurinhas da copa” registrou um crescimento de 49% na procura, o que sinaliza o provável interesse dos consumidores em completar o álbum, que pode pesar no bolso sem que haja a troca das figurinhas repetidas, conforme outra pesquisa publicada pela plataforma de descontos.