Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
25 de MAIO de 2018

Naviraí - Prefeitura divulga relatório de combate a Dengue e registra Baixo Risco para epidemia

Equipe do Núcleo de Controle de Vetores da Gerência de Saúde de Naviraí (Foto: Divulgação/assessoria)

Após a conclusão dos trabalhos do LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), realizado entre os dias 07 a 11 de Março de 2018, o Setor de Controle de Vetores da Gerência Municipal de Saúde apresentou relatório oficial das ações desenvolvidas no município durante o 2º Ciclo.

Em Naviraí foram registrados somente 18 casos suspeitos de Dengue, 03 suspeitos deChikungunya e 01 suspeito de Vírus Zika, sendo importante relatar que nãoexiste nenhum caso positivo confirmado até o momento.

De acordo com José Pereira da Silva Gerente de Equipe do Setor de Controle de Vetores,após a conclusão dos trabalhos do “LIRA” foi detectado um índice de infestação no município de 0%, sendo 03 estratos com Baixo Risco, uma escada que de acordo com o Ministérioda Saúde, classifica Naviraí como “Baixo Risco para Epidemia” da doença, umponto positivo para o município, através do empenho da população que seprevine, junto com o trabalho da administração municipal que realiza asCampanhas de Conscientização e permite com que a Gerência de Saúde atravésdo Núcleo de Controle de Vetores estejam atentos aos primeiros focos suspeitos,evitando a proliferação do mosquito transmissor das doenças.

Nesta primeira etapa de Levantamento de Índice foram realizadas 19.097 visitas domiciliares, entre residências, comércios, pontos estratégicos, terrenos baldios e outros, sendo trabalhados 73,56% dos imóveis pré-programados pela equipe de saúde resultando em apenas 30 focos do mosquito Aedes Aegypt encontrados.

No trabalho junto aos pontos estratégicos que são borracharia, ferro velho e etc, foram realizadas 149 visitas, com 05 focos do mosquito, apontando um índice de infestação de 3,37%, ressaltando que todas as visitas são desempenhadas por agentes treinados e aptos para a captura de larvas, dosando o índice de infestação de cada micro-área.

O Controle de Vetores do município conta com uma equipe de 29 Agentes de Endemias que desempenham as atividades de tratamento e eliminação de criadouros, borrifação, coleta de armadilhas (Ovitrampas), bloqueio mecânico e com equipamento social e monitoramento do descarte de pneus do eco ponto.

Atualmente o município possui 26.000 imóveis para serem visitados, sendo divididos em 32 microáreas para serem vistoriadas pelos agentes dentro do ciclo, restando no momento 08 microáreas descobertas, ou seja, para receberem a visitação das equipes.



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
POLíCIA  25/04/2024
Após motim com 4 mortos em penitenciária na fronteira, 35 faccionados são transferidos
GERAL  25/04/2024
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909