Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
25 de MAIO de 2018

CBF admite ter perdido prazo para enviar pedido de liberação de atletas

Sede da CBF, no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) admitiu que não enviou no prazo o pedido de liberação de jogadores relacionados por Tite na lista preliminar de convocados para o Mundial para disputar o Brasileiro e Copa do Brasil.

A entidade pressiona agora a federação mundial para conseguir a liberação. De acordo com a assessoria da seleção, a consulta foi feita após o treinador ter anunciado a relação dos 23 convocados no dia 14.

O prazo estabelecido pela Fifa era até 15 de junho do ano passado. Segundo a CBF, a comissão técnica entendeu que não tinha como pedir a liberação dos atletas com antecedência de um ano.

Nas consultas feitas pela CBF, a Fifa responde de forma dúbia. A entidade não proíbe o atleta de jogar, mas recomenda que o atleta cumpra o prazo de descanso.

Se a proibição for mantida, os atletas de clubes brasileiros na lista vão desfalcar suas equipes pelas próximas seis rodadas do Nacional.

As federações nacionais são obrigadas pela entidade que comanda o futebol mundial a apresentar uma lista de 35 jogadores que contenha, além dos convocados para a Copa, outros possíveis suplentes.

A relação ampliada serve para que a Fifa tenha conhecimento dos possíveis substitutos dos 23 convocados caso algum jogador venha a ser cortado por lesão. As seleções classificadas para a Copa podem pedir a troca de um jogador machucado por outro (não obrigatoriamente da lista) até 24 horas antes da primeira partida da equipe no Mundial -o Brasil estreia no dia 17 de junho contra a Suíça.

O artigo 45 do regulamento do torneio determina que os atletas relacionados nessa lista não estejam em atividade por seus clubes a partir do dia 20 de maio. A intenção é protegê-los de lesões e obrigar os clubes a cedê-los para suas respectivas seleções.

Ainda pelo regulamento, as seleções teriam até o dia 4 de junho, para divulgar a lista final de 23 convocados.

Nesta quarta-feira (23), o meia-atacante Dudu, do Palmeiras, ficou de fora do empate contra o América-MG, por 1 a 1, pela Copa do Brasil.

O diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, disse que foi avisado pela CBF para tirar o atleta da partida por risco de uma punição da Fifa.

O meia-atacante teve poucas chances com Tite. Ele foi convocado apenas duas vezes pelo treinador. Uma delas foi no amistoso contra a Colômbia, realizado em janeiro do ano passado, quando o Brasil contou apenas com atletas que atuam no país.

Se a CBF não receber a autorização da Fifa para que os clubes brasileiros utilizem os jogadores da lista preliminar de convocados, além do jogo desta quarta, Dudu vai desfalcar o time alviverde também no clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque, no dia 2 de junho, entre outros.

A CBF não divulgou a relação de 35 jogadores que foi apresentada à Fifa. Logo após a convocação, no entanto, o técnico Tite revelou que o zagueiro Dedé era um dos atletas pré-selecionados. Ele jogou na terça (22) pelo Cruzeiro na vitória sobre o Racing, por 2 a 1, em Belo Horizonte, pela Libertadores.

Segundo a CBF, a proibição da Fifa não vale para partidas da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões. No próximo sábado (26), três convocados (Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino) jogarão a decisão do torneio europeu.

Apesar do comandante da seleção brasileira não revelar, outro nome certo na lista de 35 é do lateral esquerdo Alex Sandro, da Juventus, que brigava por uma vaga para a reserva de Marcelo. Filipe Luís, do Atlético de Madri, foi o escolhido para estar entre os 23 brasileiros que disputarão a Copa do Mundo da Rússia.

O zagueiro Rodrigo Caio, que fez cirurgia no pé esquerdo na sexta (18), era outro presente na lista preliminar.

Antes da Copa do Mundo de 2014, o goleiro Diego Cavalieri, então no Fluminense, desfalcou o time tricolor por três partidas por ter sido relacionado por Luiz Felipe Scolari para a lista preliminar.



Fonte: Folha Press



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  20/04/2024
Novo leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan
GERAL  20/04/2024
Naviraí-Confira as Ofertas validas para este final de semana do Supermercado Santos
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  20/04/2024
Mundo Novo-DOF apreende carreta bitrem carregada com carga milionária de cigarros contrabandeados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909