Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
20 de JUNHO de 2017

Não deixe a apneia do sono acabar com o seu casamento, faça uma consulta com Dr. Lucimar Sperotto

Nesta quinta-feira, dia 22 e sexta-feira 23 de junho, o Dr. Lucimar Sperotto estará atendendo no Centro Médico Santa Ana em Naviraí.

Se o seu companheiro (a) reclama constantemente que não consegue dormir por causa do ronco alto e dos barulhos que você faz durante a noite, pode ser que você esteja sofrendo de apneia do sono.

A apneia é uma parada respiratória temporária durante o sono, geralmente acompanhada de ronco alto. É uma inimiga poderosa que age durante a noite.

A possibilidade do desenvolvimento de outras doenças como arritmia cardíaca e pressão alta e o risco de enfartos ou de um acidente vascular cerebral é real.

No vídeo abaixo, o médico otorrinolaringologista Lucimar Sperotto que é membro efetivo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), e que estará atendendo nesta quinta-feira, dia 22 e sexta-feira 23 de junho no Centro Médico Santa Ana em Naviraí, esclarece de maneira bem simples o que é, as causas, sintomas e tratamentos desse mal, que é responsável por inúmeros divórcios e pela perda da qualidade de vida dos seus portadores.

 

Segundo o DR.Lucimar Sperotto, a apneia do sono acomete geralmente os homens, mas mulheres e crianças também podem sofrer desse mal. As principais causas podem ser:

 Obstrutivas:

- desvio do septo nasal,

- renite alérgica,

- tumores, geralmente benignos,

- pólipos,

- aumento das amídalas.

 - Outras causas:

- obesidade, que leva a flacidez da musculatura da faringe podendo fechar esta região,

- alterações faciais e alterações neurológicas.

A apneia é responsável por inúmeros divórcios e pela perda da qualidade de vida dos seus portadores

De acordo com o especialista, a apneia provoca sintomas noturnos e também diurnos. A noite, o ronco alto seguido de paradas respiratórias são os sintomas característicos da apneia. Agitação, enurese noturna em crianças (xixi na cama) e insônia também são sintomas frequentes.

“Durante o dia o paciente pode sentir uma sonolência excessiva, a tal ponto que a pessoa pode parar num semáforo e dormir, por exemplo”, diz o doutor Lucimar Sperotto.

Sintomas como: esquecimento, perda de memória, alterações de personalidade, como irritabilidade e depressão, diminuição da libido nas mulheres e impotência no homem e irritabilidade em crianças também são associados a apneia.

Crianças também podem sofrer com a apneia noturna

Tratamento

O tratamento varia de acordo com cada caso. “Dependendo da avaliação médica, alguns medicamentos são recomendados. Nos casos obstrutivos, o tratamento pode ser cirúrgico. Também recomendamos a fonoterapia para melhorar a musculatura da faringe”, diz o especialista.

Segundo ele, em muitos casos o uso do equipamento conhecido como CPAP (que é a sigla em inglês para Contiunous Positive Airway Pressure ou seja, pressão positiva contínua na via aérea), pode resolver o problema. “O aparelho que injeta pressão positiva de ar na via aérea mantendo ela aberta e com isso a pessoa tem uma vida normal”, destaca.

“Ninguém precisa dormir no sofá ou acabar com o casamento por causa da apneia do sono. Procure um especialista”, recomenda o médico.

O CPAP é um aparelho que ajuda a controlar a apneia e devolver a qualidade de vida do paciente

SERVIÇO

O Dr. Lucimar Sperotto é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará, em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo. É também membro efetivo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). AGENDE SUA CONSULTA (67) 3461-1697. Nesta quinta-feira, dia 22 e sexta-feira 23 de junho, o Dr. Lucimar Sperotto estará atendendo no Centro Médico Santa Ana em Naviraí.



Fonte: Obemdito



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909